segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Fim do ano e um pouco sobre o sucesso

Esse ano foi de grandes novidades para mim. Eu nunca tinha trabalhado até fevereiro desse ano, passei boa parte dos últimos cinco anos entre estudos da faculdade e estudos para concurso. Depois de 5 anos enfurnado num quarto respirei o ar do mundo real com todas suas crises e alegrias.

Também foi o ano que comecei a investir, montei planilhas, fiz projeções, apostei errado e colhi frutos minguados no final das contas.

Igualmente, comecei a receber o bom e velho salário, a torcer para chegar o dia 5 e montar planilhas de orçamento para ver o quanto sai, o quanto se investe, o quanto leva para o outro mês.

Creio que essa realidade não é diferente de outros bilhões de seres humanos e é fácil deixar essa mudança passar batido, mas gosto de pensar que essa alteração - da vida de jovem sem preocupações para trabalhador de 9-17h - tem profundos efeitos na nossa vida.

Hoje ando com mais confiança sabendo que todo esforço que tive pelos últimos anos me trouxe um cargo com estabilidade e retornos financeiros muito bons. Dinheiro não compra felicidade, isso é um fato indiscutível, mas é pura ingenuidade pensar que viver fazendo conta para não passar necessidade é uma virtude em comparação a ter um bom salário.

Nessa área, eu já estou em paz. Nesse sentido, recomendo a todos que conheço, sobretudo a outros jovens, que considerem "fechar" essa fase da vida antes de se preocupar com outras coisas, pois não há nada mais angustiante do que entrar nos 30, 40 e etc, inseguro sobre sua condição financeira.

Conheço esse problema em primeira mão; tive que conviver com um pai sempre infeliz pela condição financeira estrita, sentimento o qual, mesmo com mais recursos hoje em dia, ele não consegue superar facilmente.

Sucesso é viver seguro da sua situação atual, poder andar por aí de cabeça erguida sabendo que tudo que pôde ser feito, se fez. Errar as vezes vai ser inevitável, a matrix vai te puxar pro caminho mais fácil e só um espírito sábio e resiliente poderá enxergar o fim do túnel.

Desejo que todos possamos ter um ano de 2019 alegre e cheio de vitórias pessoais, em quaisquer áreas que desejarmos (e melhores rentabilidades, por favor!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário